fbpx
Sobre

Um pouco sobre mim

Meu nome é Joab Guimarães. Sou professor especialista em Redação do Enem.

Em primeiro lugar, gostaria de me apresentar especificamente aos alunos do Ensino Médio que se preparam para fazer uma redação de altíssima qualidade no Enem. Para esse grupo de estudantes, apresento-me como o professor de redação com reconhecida capacidade de indicar o caminho seguro para a obtenção dos tão desejados e importantes 1000 pontos na redação do Enem.

Em segundo lugar, e de maneira mais geral, apresento-me como um apaixonado pela Língua Portuguesa, como alguém que, na maior do tempo em que está acordado, ou está estudando as regras do bom uso do Português ou ensinando-as a outras pessoas. A seguir, faço um resumo da minha trajetória como estudioso e professor de Língua Portuguesa e Redação.

Timeline

Minha História

2000

O começo de tudo

Tudo começou no ano 2000, quando eu tinha apenas quinze anos e ingressei no chamado Ensino Normal, antigo curso profissionalizante que preparava professores para trabalhar com alunos das séries iniciais do Ensino Fundamental.

2004

Vestibular na UFPA

Quando fiz o vestibular na Universidade Federal do Pará, em 2004, não escolhi outra profissão, porque já era e queria continuar sendo professor. Minha única decisão foi fazer o curso de Letras – Língua Portuguesa. Desde então, tenho me dedicado ao ensino de Língua Portuguesa, a fim de que muitos tenham acesso ao nosso patrimônio linguístico e atinjam com mais facilidade seus objetivos profissionais

2005

Redação do Enem

Minha história com a redação do Enem começou em 2005, um período em que o Enem ainda não havia alcançado a relevância que tem hoje; no entanto, como estudante de Letras e professor de Língua Portuguesa, precisava eleger um tipo de produção textual para servir como meio de avaliação da proficiência dos meus alunos em escrita. Assim, optei pela redação do Enem, por ser um gênero textual escolar já consolidado e contar com uma matriz de avaliação relativamente detalhada.

2009

Intensificando os estudos

Em 2009, quando o Enem ganhou o formato atual e passou a ser aceito por um número cada vez maior de instituições de ensino superior como única condição para acesso aos cursos de graduação, intensifiquei meus estudos e interesses sobre a redação do Enem.

2017

Resultado de um longo percurso

Como resultado desse longo percurso estudando a Língua Portuguesa e, de maneira específica, a redação do Enem, lancei um curso presencial de redação em 2017, e o resultado foi extraordinário: vários estudantes ficaram acima dos 900 pontos, dentre os quais destacamos aqueles com 960 e 980 pontos – só não atingimos a nota 1000 porque, infelizmente, esses estudantes cometeram mais de dois desvios gramaticais e perderam 40 (ou 20) pontos na Competência 1. No entanto, estou seguro de que terei um ou mais de um aluno nota 1000 no Enem 2018. Depois disso, concluí e passei a repetir com total segurança: “Quando alguém estuda do jeito certo, ou alcança a nota 1000 ou fica muito próximo dela”.

PRESENT

Finalmente, avalizado pelos excelentes resultados obtidos em 2017, resolvi reunir todo meu conhecimento sobre redação no Curso Online de Redação para o Enem. Oportunamente, passei a oferecer outros cursos voltados ao bom uso do português escrito, os quais podem ser estudados seja com o objetivo de melhorar a proficiência escrita para pontuar bem na Competência 1 da redação do Enem, seja com o propósito de escrever bem em quaisquer circunstâncias e finalidades.

Como se pode ver, portanto, estou preparado para ajudar todos os que têm boa vontade de aprender a usar melhor o português escrito. Destacadamente, asseguro que estou preparado para orientar com segurança os estudantes que estão cansados de estudar muito e frustrados com o baixo desempenho obtido na redação do Enem. Se você permitir, serei seu professor particular de Língua Portuguesa e Redação. Será um prazer contribuir com o seu crescimento pessoal e profissional e, é claro, desfrutar da amizade que construiremos por meio da relação professor e aluno.

+ Info

Tenho Interesse!

Receba mais informações sobre o curso de seu interesse. Preencha o formulário e aguarde o contato do prof. Joab Guimarães.

TOP